Gripe Aviária

China relata primeiro caso humano de gripe aviária H3N8

As autoridades sanitárias acrescentaram que o risco de transmissão para outras pessoas é baixo.

china-relata-primeiro-caso-humano-de-gripe-aviaria-h3n8
Xangai, China (Créditos: China Photos/Getty Images)

A China registrou o primeiro caso de infecção humana da variante H3N8 da gripe aviária, divulgou a autoridade sanitária do país nesta terça-feira (26). Os responsáveis acrescentaram que o risco de transmissão para outras pessoas é baixo.

Publicidade

A infecção foi detectada em um menino de quatro anos, da província chinesa central de Henan. A criança desenvolveu sintomas variados, como febre, no dia 5 de abril. Em outros locais do mundo a variante H3N8 foi detectada anteriormente em cavalos, cachorros, pássaros e focas, mas nunca em seres humanos.

Segundo a CNN, a comissão afirmou que em uma avaliação inicial, determinou que a variante ainda não tinha a habilidade de infectar efetivamente os seres humanos e que o risco de uma epidemia em grande escala era baixo. Na China, muitas variantes da gripe aviária estão presentes e algumas, de modo esporádico, infectam pessoas.

No ano passado, a China reportou o primeiro caso de H10N3 em seres humanos. O país possui populações imensas de aves selvagem e criadas para o consumo, tornando-se um ambiente ideal para vírus aviários se misturarem e sofrerem mutações diversas. A vigilância maior em relação a influenza aviária em pessoas também significa que mais infecções estão sendo identificadas no país.

 

Publicidade