Várias explosões atingiram a capital Kiev e demais cidades ucranianas como Lviv, Ternopil e Dnipro, nesta segunda-feira (10). As explosões aconteceram após a Rússia acusar a Ucrânia de atacar a única ponte que liga o território russo à Crimeia.
“Várias explosões no distrito de Shevchenskivskyi, no centro da capital”, declarou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram. Em Kiev, as explosões deixaram ao menos cinco mortos e doze feridos.
Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr, no oeste da Ucrânia, e em Dnipro, na região central do país. De acordo com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, onze instalações, na capital Kiev e em outras oito regiões, foram danificadas pelos ataques russos.
“Até as 11h (horário local), 11 importantes instalações de infraestrutura em oito regiões e na cidade de Kyiv foram danificadas”, explicou Shmygal em seu Telegram. “Eles estão tentando nos destruir e varrer da face da terra… destruir nosso povo que está dormindo em casa na cidade de Zaporizhzhia. Matar pessoas que vão trabalhar em Dnipro e Kiev”, expôs o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Toda Ucrânia sob ataque.
Explosões são registradas também em Odesa e Lviv.
Zelensky pede população para permanecer em abrigos.
Vídeo mostra ataque a ponte no centro de Kiev. 👇 pic.twitter.com/hq8XcKn4Rn
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) October 10, 2022