PARABÉNS PARA QUEM?

Putin completa 70 anos e aniversário é marcado por críticas

Presidente russo recebeu orações pela sua saúde e força espiritual.

Ministério da Defesa da Ucrânia aproveitou a data para postar vídeo provocando soldados russos. (Créditos: Dennis Grombkowski/Getty Images)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está fazendo 70 anos nesta sexta-feira (7), e a recepção do aniversário está dividida entre parabenizações de apoiadores e condenações dos opositores, incluindo uma reza do líder ortodoxo de Moscou.

Publicidade

Nós rezamos para ti, nosso Grande Senhor, pela cabeça do Estado russo, Vladimir Vladimirovich, e te pedimos para dar a ele sua rica misericórdia e generosidade. Gratifique ele com saúde e longevidade e guie-o através da resistência de todos os inimigos visíveis e invisíveis. Confirme nele a sabedoria e força espiritual. Por todos nós, ouça e tenha misericórdia, Senhor“, disse o Patriarca Kirill, líder da igreja Ortodoxa em Moscou, de acordo com a agência de notícias Al Jazeera.

O aniversário de Putin está ocorrendo enquanto ele enfrenta o maior conflito militar que um presidente russo teve que lidar desde a guerra soviete-afegã entre 1979 e 1989. Segundo a Al Jazeera, o aniversariante está sendo duramente criticado em seu país pela forma como tem conduzido a guerra na Ucrânia, uma vez que tem sofrido perdas pesadas.

Outro aliado, o líder checheno Ramzan Kadyrov, disse em pronunciamento que Putin é “uma das personalidades mais influentes e extraordinárias do nosso tempo, o patriota número 1 do mundo“.

Já o antigo porta-voz do Kremlin, Abbas Gallyamov, se manifestou de outra forma. “Em um aniversário, é costumeiro recapitular resultados, mas os resultados são tão deploráveis que seria melhor não atrair muta atenção deles para o aniversário“, disse.

Publicidade

Aos 70 anos, Putin aparenta estar ficando mais preocupado com seu legado conforme envelhece, de acordo com a Al Jazeera. Em julho, o presidente russo se comparou com o Czar Pedro, o Grande, um dos maiores conquistadores de terras da história do país, afirmando que ambos ele e o antigo imperador estavam em missões históricas para reconquistar territórios.

No mesmo dia, o Ministério de Defesa da Ucrânia divulgou um vídeo onde se dirige aos soldados russos com a provocação “Nosso presidente está visitando a linha de frente, ele está com o seu exército. Onde está o seu?“.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.