Coreia do Norte x EUA

Coreia do Norte diz estar pronta para mobilizar forças nucleares caso haja ameaça

O líder norte-coreano afirmou que o embate com os EUA representa ameaças nucleares desde a década de 1950.

coreia-do-norte-diz-estar-pronta-para-mobilizar-forcas-nucleares-caso-haja-ameaca
Kim Jong Un (Créditos: Pyeongyang Press Corps/ Getty Images)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, disse que o país está pronto para mobilizar forças nucleares e combater qualquer ameaça militar dos Estados Unidos. Além disso, fez críticas ao novo presidente da Coreia do Sul, afirmando que Seul está se aproximando do limite.

Publicidade

Kim Jong Un discursou em um evento em comemoração ao 69º aniversário da Guerra da Coreia, de acordo com a agência de notícias estatal KCNA, nesta quinta-feira (28). O norte-coreano afirmou que o embate com os EUA representa ameaças nucleares desde a década de 1950 e exigiu que o Norte realizasse uma “tarefa histórica urgente” de reforçar sua autodefesa.

“Nossas forças armadas estão totalmente preparadas para responder a qualquer crise, e a dissuasão de guerra nuclear de nossa nação também está pronta para mobilizar sua força absoluta com fidelidade, precisão e rapidez para sua missão”, disse Kim.

O líder também acusou em seu discurso o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, de ameaçar a segurança do Norte e o direito à autodefesa. O gabinete do sul-coreano expressou profundo pesar pelas observações “ameaçadoras” de Kim. Além disso, afirmou que a Coreia do Sul é capaz de responder “forte e efetivamente” a qualquer provocação, a qualquer momento.

“Mais uma vez, pedimos à Coreia do Norte que siga o caminho do diálogo para alcançar a desnuclearização e a paz substantiva”, disse a porta-voz de Yoon, Kang In-sun.

Publicidade

Publicidade