Dezoito deputados municipais de Kolpino e São Petersburgo pediram nesta segunda-feira (12) a renúncia do presidente russo, Vladimir Putin.
“Nós, os deputados municipais da Rússia, acreditamos que as ações de seu presidente Vladimir Putin são prejudiciais ao futuro da Rússia e de seus cidadãos. Exigimos a renúncia de Vladimir Putin do cargo de Presidente da Federação Russa”, disse a petição postada por Ksenia Thorstrom, deputada local do distrito de Semenovsky em São Petersburgo.
O conselho de Lomonosovsky, distrito de Moscou, também exigiu a renúncia de Putin, dizendo: “Suas opiniões e seu modelo de governo estão irremediavelmente desatualizados e impedem o desenvolvimento da Rússia e seu potencial humano”.
Na semana passada, os deputados do município de Smolninskoye, em São Petersburgo, pediram à Duma (câmara baixa do parlamento russo) que apresentasse acusações de traição contra Vladimir Putin.
Deputados russos pedem que se acuse Putin de alta traição por iniciar uma guerra na Ucrânia e pedem que seja deposto por crime previsto no artigo 73.º da Constituição da Federação Russa. A petição foi entregue na Duma e apoiada pela “maioria dos deputados presentes”.
— Isabel Risques (@IRisques) September 8, 2022
Ucrânia contra-ataca
Forças ucranianas invadiram o território tomado de tropas russas nesta segunda-feira (12) e recapturaram mais de 20 cidades e vilarejos depois que a Rússia reconheceu que estava abandonando Izium, seu principal reduto no nordeste da Ucrânia.