consequências da guerra

Deputados municipais da Rússia pedem renúncia de Putin

Dezoito parlamentares de Kolpino e São Petersburgo alegam que ”as ações de Putin são prejudiciais ao futuro da Rússia.”

deputados-municipais-de-moscou-e-sao-petersburgo-pedem-renuncia-de-putin
Vladimir Putin (Créditos: Hannah Peters/Getty Images)

Dezoito deputados municipais de Kolpino e São Petersburgo pediram nesta segunda-feira (12) a renúncia do presidente russo, Vladimir Putin.

Publicidade

“Nós, os deputados municipais da Rússia, acreditamos que as ações de seu presidente Vladimir Putin são prejudiciais ao futuro da Rússia e de seus cidadãos. Exigimos a renúncia de Vladimir Putin do cargo de Presidente da Federação Russa”, disse a petição postada por Ksenia Thorstrom, deputada local do distrito de Semenovsky em São Petersburgo.

O conselho de Lomonosovsky, distrito de Moscou, também exigiu a renúncia de Putin, dizendo: “Suas opiniões e seu modelo de governo estão irremediavelmente desatualizados e impedem o desenvolvimento da Rússia e seu potencial humano”.

Na semana passada, os deputados do município de Smolninskoye, em São Petersburgo, pediram à Duma (câmara baixa do parlamento russo) que apresentasse acusações de traição contra Vladimir Putin.

Ucrânia contra-ataca

Forças ucranianas invadiram o território tomado de tropas russas nesta segunda-feira (12) e recapturaram mais de 20 cidades e vilarejos depois que a Rússia reconheceu que estava abandonando Izium, seu principal reduto no nordeste da Ucrânia.

Publicidade