
O café é uma das bebidas que mais atrai pessoas em todo o mundo, com cerca de dois bilhões de xícaras consumidas todos os dias. Para reconhecer o trabalho de milhões de cafeicultores, produtores e baristas de todo o mundo, todos os anos, no dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café. O tema de 2023 é “promover o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável na cadeia de abastecimento do café”.
E qual a origem do café? Acredita-se que o consumo de café tenha suas origens que remontam ao século IX, na região que hoje é a Etiópia, na África Oriental, onde os cafeeiros silvestres cresciam naturalmente.
A bebida revigorante espalhou-se então por outras regiões da Península Arábica, como o Iêmen e, no século XV, os métodos de cultivo e preparação do café desenvolveram-se para se tornarem parte integrante da cultura.
Segundo a rede de notícias Al Jazeera, existem dois tipos de grãos bastante utilizados na produção comercial de café: Arabica e Robusta. O Arábica é a forma de grão de café mais consumida, representando entre 60 a 70 por cento da produção global de café.
☕ Thread
Today marks International Coffee Day! And as your digital barista, we’ve got your virtual caffeine hit!
As we explore where your daily brew comes from and how it gets to your cup 👇 pic.twitter.com/TT3FOWC5Gt
— Al Jazeera English (@AJEnglish) October 1, 2023
Este tipo é conhecido pelas suas propriedades aromáticas finas e suaves e é geralmente considerado um grão de café de qualidade superior em comparação com o café Robusta.
Já o tipo Robusta é conhecido pelo seu sabor ousado, forte e, muitas vezes, amargo. Os grãos têm maior teor de cafeína. O café Robusta tem esse nome devido às suas propriedades robustas e resistência à deterioração, o que o torna ideal para uso em cafés solúveis.
Maiores produtores de café:
Em 2020, o mundo produziu cerca de 10,7 milhões de toneladas métricas de grãos de café, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU-FAO). Os cinco maiores representam quase 75% da produção mundial de café.
– Brasil, 3,7 milhões de toneladas (1/3 do total);
– Vietnã, 1,8 milhões de toneladas;
– Colômbia, 830 mil toneladas;
– Indonésia, 770 mil toneladas;
– Etiópia 580 mil toneladas.
International Coffee Day. pic.twitter.com/Wgz5oJOrGU
— عزّ (@3z_234) October 1, 2023