A editora Planeta de España foi às redes sociais para se desculpar e informar que retirará de suas próximas edições do livro “O Caminho do Libertário” o trecho que afirma que Javier Milei tem um título de doutor. A biografia do atual presidente argentino contém a passagem: “Ele se formou na Universidade de Buenos Aires e obteve seu doutorado em Economia na Universidade da Califórnia“.
Em sua conta no X, a editora detalha que o texto continha “informações errôneas” e pediu “sinceras desculpas pela falha”.
Mais tarde, acrescentou que as edições que afirmavam que Milei havia obtido um doutorado em Economia serão descartadas, quando na verdade ele se formou na Universidade de Belgrano, com um “doutorado Honoris Causa” pela Escola Superior de Economia e Administração de Empresas (Eseade), o instituto universitário de Alberto Benegas Lynch filho, a quem o próprio Milei define como um “líder do liberalismo” e incluiu em suas listas legislativas.
Milei tem usado em algumas ocasiões ou entrevistas o termo “doutor em Economia”, embora um doutorado Honoris Causa seja um reconhecimento muito distante de um título de pós-graduação.
Um doutorado é obtido após um processo acadêmico não apenas rigoroso, mas também pressupõe que tenha sido feita uma contribuição significativa no respectivo campo.
La biografía del presidente Javier Milei que figura en la edición española de su libro “El camino del libertario”, publicado a través del sello editorial @EdicionesDeusto, contiene datos erróneos. Pedimos sinceras disculpas por el fallo [parte 1/2]
— PlanetadeLibros Argentina 🇦🇷 (@PlanetaLibrosAr) May 10, 2024
Próxima apresentação do novo livro
Enquanto essa polêmica surge na Espanha, país para o qual Milei viajará nos próximos dias para participar de um evento dos ultradireitistas do VOX, também é anunciada neste mês a apresentação de seu novo livro, “Capitalismo, socialismo e a armadilha neoclássica” (também da Editora Planeta), onde está incluída sua palestra de aceitação do doutorado honoris causa, referindo-se à jornada intelectual que o levou à Escola Austríaca de Economia.
*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com