EM PARTES

Em discurso após atentado, Trump diz que divisão nos EUA precisa ser ‘curada’

O tom contido teve vez apenas no primeiro trecho de sua fala. Depois, o republicano atacou os democratas em diversas oportunidades e disse, sem citar qualquer prova, que a imigração provocou aumento na criminalidade

Em discurso após atentado, Trump diz que divisão nos EUA precisa ser 'curada'
Donald Trump participa da convenção republicana na cidade de Milwaukee – Crédito: Joe Raedle/Getty Images

O ex-presidente Donald Trump, em seu primeiro discurso após ser alvo de um atentado, afirmou que a divisão nos Estados Unidos precisa ser curada.

Publicidade

Discurso de Trump em partes

No início de sua fala, Trump defendeu a união, afirmando que todos são cidadãos de um mesmo país. Ele também disse que a eleição presidencial será sobre como resolver os problemas enfrentados pelos Estados Unidos.

“Estou concorrendo para ser presidente de toda a América, não da metade. Não há vitória em ganhar por metade da América”, enfatizou.

Por outro lado, a moderação adotada teve apenas na primeira parte discurso. Depois, o republicano atacou os democratas em diversas oportunidades e disse, sem citar qualquer prova, que a imigração provocou aumento na criminalidade.

“Temos uma crise de imigração ilegal. Uma invasão massiva em nossa fronteira sul que espalhou miséria, crime, pobreza, doença e destruição em comunidades por todo o nosso território”, disse depois em outro trecho de sua fala.

Publicidade

Trump apareceu com um curativo na orelha direita, que ficou machucada após o atentado de sábado (13). Nesta quinta-feira (18), aconteceu a quarta noite consecutiva de convenção.

O ex-presidente e candidato improvisou em muitos momentos. Ele também evitou citar o nome de Joe Biden, se referindo a ele como “atual administração”.

Trump já é o candidato republicano

O ex-presidente já foi oficializado como candidato do Partido Republicano na eleição presidencial marcada para novembro. O vice na chapa será J.D. Vance, atual senador pelo estado de Ohio.

Publicidade

A campanha do ex-presidente disse que ele resolveu escrever um novo discurso após o ataque. Já era esperado que o texto Tivesse um tom mais conciliador e presidencial – pelo menos em partes.

O candidato relembrou o atentado que sofreu na Pensilvânia, no sábado (13). Ele afirmou que seria a única vez que ele comentaria o assunto, por ser “muito doloroso”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.