A passagem de Rafah, que liga o sul da Faixa de Gaza ao Egito, foi fechada novamente nesta sexta-feira (10), provocando mais incertezas em relação à passagem dos brasileiros que pediram a repatriação. Esta fronteira é a única saída possível do território palestino atualmente.
O grupo integra a sétima lista de estrangeiros que foram autorizados a deixar o território hoje. Desde cedo, os brasileiros estavam em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah, aguardando para poder sair. As informações são do portal g1.
“Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto“, detalhou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberto por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje“.
Nesta sexta-feira (10), o ministro Mauro Vieira, de Relações Exteriores, reuniu coletiva de imprensa para tratar sobre a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza e os esforços do Governo Federal para trazer os repatriados para o Brasil.
📲DIGITAL/PR pic.twitter.com/ijcbkEs5Gl
— SecomVc (@secomvc) November 10, 2023
De acordo com o chanceler, a lista com o nome dos 34 que integram o grupo já está em mãos das autoridades do Egito e de Israel “há vários dias“, porém, um trâmite devido ao nome de um dos brasileiros que não estava incluído na lista fez com que o grupo demorasse mais para conseguir a autorização para cruzar a fronteira.
Embora a chegada dos repatriados no Brasil esteja prevista para no domingo (12), em Brasília, ainda não é possível dizer se a passagem dos brasileiros ocorrerá hoje ou durante o fim de semana.