categoria 5

Furacão Beryl deixa 4 mortos no Caribe

Tempestade deve chegar à Jamaica nesta quarta-feira; ventos marcam início precoce da temporada de furacões

furacão
Furacão Beryl pode ser visto do espaço – Créditos: Reprodução/NASA

O furacão Beryl avança pelo Caribe, e já tocou o solo. De acordo com autoridades locais, três pessoas morreram em São Vicente e Granadinas, uma pessoa foi morta em Granada, ambos países no sudoeste do Caribe.

Publicidade

A tempestade ganhou força e passou a ser considerada categoria 5 — a maior na escala de furacões. Esta foi a primeira vez que um fenômeno tão intenso chegou no Caribe durante  junho, marcando o início de uma temporada severa de furacões na região.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) informou que o furacão ganhou mais força que o previsto, e pode chegar a provocar ventos de até 260 km/h. Beryl tocou solo nesta segunda-feira (1º) em Granada., São Vicente, Granadinas e Barbados. Segundo um boletim do NHC, os ventos se aproximam da Jamaica, e devem tocar solo do país na quarta-feira.

A previsão é que o furacão continue avançando pelo Caribe em direção à costa do México. Entretanto, especialistas acreditam que a tempestade perderá sua força nos próximos dias. Ainda assim, Haiti, as Ilhas Cayman, Belize e cidades no Golfo do México estão em alerta.

Cronologia do furacão

O furacão começou a se formar na última semana. Em 25 de junho, cientistas monitoraram instabilidade na atmosfera. Três dias depois, ganhou força e começou a viajar rumo ao Caribe, com ventos de 56km/h.

Publicidade

A partir de 30 de junho, foi considerado furacão de categoria 3. No mesmo dia, após o monitoramento de ventos de até 240 km/h, passou para categoria 4 e gerou alertas de perigo. Ontem, 1º de julho, foi reclassificado para categoria 5.

O NHC alerta que uma tempestade tão poderosa e precoce na temporada de furacões é extremamente rara. A explicação para o fenômeno são as águas ferventes do oceano, com até 3°C acima da média na região onde a instabilidade atmosférica começou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.