Uma nova reunião do gabinete de guerra de Israel está prevista para acontecer esta segunda-feira (15). Este será o primeiro encontro entre o alto escalão do governo e do exército israelenses. O primeiro encontro, no domingo (14), terminou sem uma decisão sobre como o país responderá ao ataque do Irã.
O gabinete está determinado a responder, contudo ainda não definiu o momento e em qual o âmbito. O funcionário disse que os militares israelenses foram encarregados de apresentar opções adicionais de resposta, segundo a CNN.
Resposta de Israel
Um alto funcionário do governo Joe Biden informou aos repórteres que um funcionário israelense disse aos Estados Unidos que não pretende intensificar de modo significativo o confronto com o Irã.
“Penso que Israel nos deixou claro que não pretende uma escalada significativa com o Irã. Não é isso que eles procuram. Eles procuram proteger-se e defender-se”, disse o alto funcionário da administração americana.
O ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, disse no domingo que Israel “exigirá um preço do Irã da maneira e no momento que nos convier”.
Composição do gabinete de guerra
O gabinete de guerra de Israel iniciou a primeira reunião logo após os ataques comandados pelo Irã, que atingiram o país durante este fim de semana.
O grupo é composto pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, pelo ministro da Defesa Yoav Gallant e por Benny Gantz, líder do partido União Nacional e ex-ministro da Defesa. O Ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, e os políticos Gadi Eisenkot e Aryeh Deri também fazem parte do gabinete de guerra como observadores.
Prime Minister Benjamin Netanyahu is currently convening the War Cabinet at the Kirya in Tel Aviv. pic.twitter.com/VUObde4h7o
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) April 14, 2024