FILHO DE BRASILEIROS

George Santos tem mandato cassado pelo Congresso dos EUA

Ele continua a negar a autoria de qualquer crime e afirma que é vítima de uma “perseguição política”

George-Santos
George Santos (Crédito: Divulgação/House of Representatives/USA)

A Câmara dos Estados Unidos votou pela cassação do mandato do deputado republicado George Santos, de Nova York, por violações éticas. A resolução exigia uma maioria de dois terços dos votos para ter sucesso.

Publicidade

George Santos também se tornou o primeiro membro do Congresso a ser expulso desde a Guerra Civil que não foi condenado por um crime. Na história americana, ele agora é o sexto legislador expulso pela Câmara.

Aos 35 anos, Santos, responde por 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos, entre elas, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.

Filho de brasileiros, o congressista entrou nos holofotes após a revelação de ter modificado o currículo para concorrer às eleições; ele admitiu que, de fato, realizou as alterações das quais foi acusado.

Mesmo com as acusações, ele continua a negar a autoria de qualquer crime e afirma que é vítima de uma “perseguição política”.

Publicidade

De acordo com um ex-deputado da Câmara, uma expulsão é administrativamente tratada da mesma forma que uma vaga aberta por morte ou renúncia. O secretário da Casa assume o controle e toma decisões em nome do gabinete do deputado cassado.

O secretário informará o governador de Nova York que agora há uma vaga. Cabe então ao governador agendar uma nova eleição para substituir o deputado cassado.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.