Um homem não identificado perdeu um pen drive contendo os dados pessoais de todos os moradores da cidade de Amagasaki, no Japão, após sair para beber. A informação foi divulgada em comunicado do governo da cidade nesta quinta-feira (23).
A emissora pública NHK comunicou que o trabalhador, um homem de 40 anos, adormeceu na rua, após ingerir bebidas alcoólicas em um restaurante. Quando ele acordou, sua bolsa que continha o pen drive havia sumido.
Na terça-feira (21), ele transferiu os dados dos moradores para um pen drive, do centro de informações da prefeitura. Os dados incluíam nomes, datas de nascimento e endereços de 465.177 pessoas, sendo toda a população da cidade.
De acordo com a CNN, o pen drive também continha informações confidenciais, incluindo detalhes fiscais, nomes, números de contas bancárias e informações sobre famílias que recebiam assistência pública, como pagamentos de creches. Na quarta-feira (22) ele registrou um boletim de ocorrência de perda de propriedade, após não conseguir encontrar o objeto.
Segundo as autoridades, o dispositivo é criptografado e nenhum vazamento de dados foi confirmado ainda. A declaração também criticou o funcionário por não ter apagado os dados do pen drive após concluir seu trabalho na prefeitura e por carregá-lo pessoalmente em vez de usar um método de transporte mais seguro.
Homem perde pen drive com dados de moradores de cidade inteira após sair para beberhttps://t.co/g1ZPNT9e0s
— CNN Brasil (@CNNBrasil) June 24, 2022