tensão no oriente médio

Houthis disparam mísseis contra navio americano horas após ataques militares dos EUA

Grupo apoiado pelo Irã no Iêmen alvejou a embarcação comercial M/V Chem Ranger

Houthis disparam mísseis contra navio americano horas após ataques militares dos EUA
Homem caminha ao lado de um outdoor com a imagem de navios alvejados por mísseis, em 17 de janeiro de 2024, no Iêmen – Crédito: Mohammed Hamoud/Getty Images

Os rebeldes Houthis dispararam mísseis contra outro navio comercial de propriedade dos EUA nesta quinta-feira (18), poucas horas depois de uma nova bateria de ataques militares americanos contra o grupo apoiado pelo Irã no Iêmen.

Publicidade

O presidente Joe Biden admitiu nesta quinta-feira que os ataques dos EUA contra os Houthis não estão impedindo os ataques do grupo no Mar Vermelho, que, segundo ele, só vão parar quando Israel terminar a sua guerra na Faixa de Gaza.

Os Houthis, grupo rebelde, lançaram dois mísseis balísticos antinavio contra o M/V Chem Ranger, disseram os militares dos EUA, marcando o terceiro ataque desse tipo a um navio de propriedade dos EUA esta semana.

“A tripulação observou o impacto dos mísseis na água perto do navio. Não houve relatos de feridos ou danos ao navio”, disse o Comando Central dos EUA. Os comentários do presidente americano foram feitos depois que os militares afirmarem que é o quinto ataque dos EUA.

Por outro lado, a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse que os EUA “conseguiram degradar, perturbar gravemente e destruir um número significativo” da capacidades militar dos Houthis.

Publicidade

“Nunca dissemos que os Houthis iriam parar imediatamente”, disse ela. Acresentou que “isso é algo que eles terão que tomar essa decisão e fazer esse cálculo”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.