Os rebeldes Houthis dispararam mísseis contra outro navio comercial de propriedade dos EUA nesta quinta-feira (18), poucas horas depois de uma nova bateria de ataques militares americanos contra o grupo apoiado pelo Irã no Iêmen.
O presidente Joe Biden admitiu nesta quinta-feira que os ataques dos EUA contra os Houthis não estão impedindo os ataques do grupo no Mar Vermelho, que, segundo ele, só vão parar quando Israel terminar a sua guerra na Faixa de Gaza.
Os Houthis, grupo rebelde, lançaram dois mísseis balísticos antinavio contra o M/V Chem Ranger, disseram os militares dos EUA, marcando o terceiro ataque desse tipo a um navio de propriedade dos EUA esta semana.
“A tripulação observou o impacto dos mísseis na água perto do navio. Não houve relatos de feridos ou danos ao navio”, disse o Comando Central dos EUA. Os comentários do presidente americano foram feitos depois que os militares afirmarem que é o quinto ataque dos EUA.
Por outro lado, a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse que os EUA “conseguiram degradar, perturbar gravemente e destruir um número significativo” da capacidades militar dos Houthis.
“Nunca dissemos que os Houthis iriam parar imediatamente”, disse ela. Acresentou que “isso é algo que eles terão que tomar essa decisão e fazer esse cálculo”.
Third Houthi Terrorists Attack on Commercial Shipping Vessel in Three Days
On Jan. 18 at approximately 9 p.m. (Sanaa time), Iranian-backed Houthi terrorists launched two anti-ship ballistic missiles at M/V Chem Ranger, a Marshall Island-flagged, U.S.-Owned, Greek-operated tanker… pic.twitter.com/moBkH0Al5B
— U.S. Central Command (@CENTCOM) January 19, 2024