INVESTIGAÇÃO

Hunter Biden vai firmar acordo judicial e se declarar culpado por contravenção fiscal

O filho do presidente dos Estados Unidos é alvo de duas acusações de contravenção fiscal e uma de porte ilegal de arma de fogo

Hunter Biden vai se declarar culpado em casos de contravenção fiscal e fechou acordo para resolver uma acusação de porte ilegal de arma
Os advogados de Hunter Biden argumentaram que ele pagou os impostos devidos, incluindo as penalidades por atraso. (Crédito: Handout/DNCC via Getty Images)

O filho do presidente norte-americano Joe Biden, Hunter Biden, vai se declarar culpado em dois casos de contravenção fiscal e fechou um acordo com a promotoria para chegar à resolução de uma acusação de porte ilegal de arma. A declaração foi feita pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta terça-feira (20), de acordo com a CNN Internacional.

Publicidade

Como parte do acordo judicial, o Departamento concordou em recomendar uma pena em liberdade condicional pelas duas acusações de não-pagamento de impostos no tempo devido entre os anos de 2017 e 2018. Hunter Biden devia pelo menos U$ 100.000 em impostos federais em 2017, e pelo menos o mesmo valor em 2018, mas não pagou a Receita Federal dentro dos prazos. Um juiz decidirá, porém, a sentença final.

As acusações foram detalhadas em um processo criminal no Tribunal Distrital do Estado de Delaware, onde o procurador dos Estados Unidos David Weiss, indicado por Donald Trump, vem conduzindo uma investigação que, em determinado momento, abrangeu alegações de lavagem de dinheiro e outras potenciais acusações.

O advogado de Hunter Biden, Christopher Clark, por sua vez, declarou que o acordo com promotores federais vai “resolver” a investigação criminal de longa data do filho do presidente, por parte do Departamento de Justiça. “Hunter vai assumir a responsabilidade por duas instâncias de contravenção fiscal quando devido por acordo judicial“, disse.

A defesa

A acusação por porte ilegal de arma, que estará sujeita a um acordo de desvio pré-julgamento e não será parte do acordo judicial, também será protocolada pelo Governo. Sei que o Hunter acredita que é importante assumir a responsabilidade por esses erros que ele cometeu durante um período turbulento e de vícios em sua vida. Ele espera continuar com sua recuperação e seguir em frente“, finalizou Clark.

Publicidade

As negociações para alcançar esse acordo foram intensificadas nas últimas semanas. A equipe jurídica de Hunter Biden solicitou uma reunião com o Departamento de Justiça em abril, à qual David Weiss compareceu. Na ocasião, os advogados do filho do presidente fizeram uma apresentação detalhando os motivos pelos quais acreditam que ele não deveria ser acusado. Os advogados argumentaram que o cliente pagou os impostos devidos, incluindo as penalidades por atraso.

Em uma breve declaração, o porta-voz da Casa Branca, Ian Sams, informou que “o presidente e a primeira-dama amam seu filho e o apoiam em seu processo de refazer a própria vida. Sem mais comentários”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.