O Departamento Federal de Estatística da Alemanha (Destatis) divulgou uma prévia da inflação para o país no mês de julho, 7,5%. Em comparação com o mês de junho, a alta foi de 0,9%. O resultado final da inflação de julho será divulgado em agosto.
O maior causador do aumento da inflação na Alemanha é o preço da energia. O conflito entre Rússia e Ucrânia, e as sanções aplicadas pela União Europeia, diminuíram a oferta energética para a Europa e, consequentemente, também para a Alemanha.
De acordo com o Destatis, o preço da energia subiu 35,7% em relação ao mês de julho de 2021. A Gazprom, empresa estatal de gás russo, interrompeu o fornecimento do combustível para a Alemanha no dia 11 de julho, por conta de uma manutenção já programada. O fornecimento foi restabelecido no dia 21 de julho.
Com medo das consequências, a União Europeia discute alguns planos para reduzir o consumo de gás que vem da Rússia. Na última terça (26), o bloco chegou a um acordo e pretende reduzir em 15% o uso de gás russo nos próximos meses.
Inflação acumulada nos últimos 12 meses em alguns países 👇🏻👇🏻👇🏻
Venezuela 🇻🇪: 167%
Turquia 🇹🇷: 78,6%
Argentina 🇦🇷: 64%
Rússia 🇷🇺: 15,9%
Chile 🇨🇱: 12,5%
Brasil 🇧🇷: 11,8%
Reino Unido 🇬🇧: 9,4%
Estados Unidos 🇺🇸: 9,1%
Canadá 🇨🇦: 8,1%
Itália 🇮🇹: 8%
Alemanha 🇩🇪: 7,5%— Vitor Silveira (@cotaeacao) July 28, 2022