Morte de Mahsa Amini

Jornalista iraniano é preso após entrevistas sobre protestos no país

“Mehdi Beikoghli, chefe do departamento político do diário Etemad, foi preso ontem à noite”, anunciou o veículo em seu site.

jornalista-iraniano-e-preso-apos-entrevistas-sobre-protestos-no-pais
O falecimento de Mahsa Amini se transformou em um símbolo de revolta (Crédito: Chris McGrath/Getty Images)

Segundo o jornal reformista Etemad, um jornalista iraniano foi preso após realizar entrevistas com famílias de pessoas condenadas à morte por participarem de protestos pela morte de Mahsa Amini. A jovem de 22 anos morreu após ser detida pela polícia da moralidade no dia 13 de setembro, o que gerou a maior onda de protestos no Irã em décadas. 

Publicidade

Mehdi Beikoghli, chefe do departamento político do diário Etemad, foi preso ontem a noite“, anunciou o jornal em seu site. “Sua esposa escreveu no Twitter que o celular, computador e objetos pessoais de Mehdi foram apreendidos quando ele foi preso“, acrescentou Etemad.

O jornal Shargh publicou em dezembro uma lista de cerca de 40 jornalistas e fotojornalistas detidos no Irã em conexão com o movimento de protesto.

Centenas de pessoas, incluindo membros das forças de segurança, foram mortas e milhares detidas desde meados de setembro nos protestos, que Teerã descreveu amplamente como “distúrbios“. De acordo com uma contagem da AFP, com base em informações oficiais, os tribunais condenaram 14 pessoas à morte desde meados de setembro. Dois deles foram executados.

O falecimento de Mahsa Amini se transformou em um símbolo de revolta e fez com que a população tomasse as ruas em protestos contra as leis compulsórias e a falta de direitos. Entoando o slogan “mulheres, vida, liberdade“, as mulheres estão cortando seus cabelos durante as manifestações, uma tradição persa que representa protesto e tristeza. Essas manifestações também repercutem em outros países.

Publicidade

De acordo com as leis iranianas, as mulheres precisam cobrir os cabelos com um hijab, que é um véu islâmico, e usar roupas largas para disfarçar seus corpos.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.