gasoduto NÉSTOR KIRCHNER

Kirchner e Macri discutem via Twitter: “Você é um engenheiro muito mentiroso”, disse ela

O ex-presidente respondeu: “O governo dela e o do marido foram desastrosos em energia, os piores da história”

Kirchner-Macri
(Crédito: Reprodução/Twitter)

A vice-presidente Cristina Kirchner não poupou o ex-presidente Mauricio Macri, após ele fazer críticas sobre a inauguração do gasoduto Néstor Kirchner. Ela citou uma entrevista da mãe do ex-presidente ao NEWS: “Agora se entende por que sua mãe o puniu por mentir”.

Publicidade

Na mesma moeda, o ex-presidente rebateu: “O governo dela e o do marido foram desastrosos em energia, os piores da história” .

Cristina retrucou: “Você é um engenheiro muito mentiroso”.

Redes sociais

A discussão foi iniciada por Cristina Kirchner no Twitter: “Sobre os números que falávamos na inauguração do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner que, com seus 573 quilômetros, permite a incorporação, nesta primeira etapa, de 11 milhões de m3/dia à rede principal de gás “.

Publicidade

Nos números que compartilhou, ela comparou as obras de infraestrutura energética de seus governos com as de seu falecido maridoNéstor Kirchner, e do ex-presidente Cambiemos.

” Entre 2003 e 2015, foram instalados 3.211 quilómetros  de gasodutos tronco e 290.690 HP em centrais de compressão, o que permitiu aumentar a capacidade de transporte da produção nacional de gás em 26 milhões de m3/dia”. En tanto, señaló que ‘entre 2016 y 2019′, durante la gestión de Macri, “se instalaron 53 kilómetros de gasoductos troncales y 3.100 HP en plantas y turbocompresoras, cifras que -como los propios valores indican-  no tuvieron impacto alguno en el sistema de transporte”.

E em tom irônico, apelou para uma frase de Alicia Blanco Villegas, mãe de Macri, que havia dito em entrevista: “Agora se entende porque a mãe dele o puniu por mentir”, encerrou.

Publicidade

Macri rebateu Cristina questionando a produção de gasoduto na gestão dele. “O vice-presidente me acusa de não ter construído gasodutos. Por que ele faria isso, se nos deixou sem gasolina para transportar? Seu governo e o de seu marido foram desastrosos em termos de energia, os piores da história: a produção caiu quase todos os anos, as importações e os subsídios se multiplicaram.”

E acrescentou: “Em Vaca Muerta praticamente não fizeram nada. Quando chegamos recuperamos a produção de gás, multiplicamos por cinco a atividade de Vaca Muerta e só então, graças a esse sucesso, se fez necessário um novo gasoduto. Saímos pronto para começar a obra. Era preciso apertar um botão. Mas não fizeram, comeram dois invernos de preços altos e só agora o inauguram, depois de fazer o país perder 6 bilhões de dólares por ineficiência e seus negócios.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.