Uma mulher libanesa assaltou um banco em Beirute, nesta quarta-feira (14), para pagar o tratamento hospitalar de sua irmã doente. Sali Hafiz viralizou nas redes e está sendo considerada uma “heroína” pelos libaneses.
O Líbano sofre com esquemas de corrupção liderados por seus governantes e, pela falta de liquidez econômica, é um país onde é muito difícil de se retirar dinheiro na rede bancária ou em caixas eletrônicos.
Beirut, Lebanon… Sali Hafiz robs a bank with a toy gun to pay for cancer treatment for her sister. The money belongs to her, but bank accounts are frozen and you can only withdraw $200 per month… she’s become a national hero. RESIST 🔥 pic.twitter.com/PblmnByh3y
— Pelham (@Resist_05) September 14, 2022
Sali Hafiz transmitiu ao vivo o vídeo do assalto, onde ela grita com funcionários do banco para que entreguem o dinheiro:
“Meu nome é Sali Hafiz, vim hoje recolher os depósitos da minha irmã que está morrendo no hospital. (…) Não vim para matar ninguém ou iniciar um tiroteio. Vim reivindicar meus direitos”, diz a libanesa já com a arma dentro do banco. Sali Hafiz conseguiu fugir.
Este não é o primeiro caso do tipo. O Líbano registra uma série de assaltos praticados por clientes que tiveram suas economias congeladas, devido à grave crise econômica que assola o país. No mês passado, um outro libanês despertou a simpatia dos internautas ao também praticar um assalto para pagar o tratamento de seu pai internado. Ele foi preso, mas rapidamente foi liberado.
Desde 2019, o Líbano sofre a pior crise econômica de sua história. A moeda do país perdeu quase 90% de seu valor no mercado e a pobreza e o desemprego tomaram conta do país.