O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue nesta segunda-feira (14) para o Egito, onde vai participar da COP-27, a Conferência das Nações Unidas para o clima.
A agenda de Lula na conferência inclui encontro com governadores da Amazônia, pronunciamento na área da ONU, além de reuniões com chefes de Estado.
Na COP 27, Lula espera ter encontros bilaterais com Biden, Macron e Guterres https://t.co/iYJokV3NIw
— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 5, 2022
Na quarta (16), Lula participa do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com alguns dos governadores da Amazônia Legal: Waldez Góes (Amapá), Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Marcos Rocha (Rondônia).
O evento começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh e discute medidas de enfrentamento à mudança climática. A agenda de Lula no Egito prevê também encontros bilaterais com autoridades e líderes de outros países.
De acordo com a colunista Julia Lindner, do Estadão, apesar do foco na área ambiental, aliados acham prudente que Lula aproveite a sua participação no evento para fazer alguns acenos ao agronegócio. Lula foi aconselhado a destacar o etanol e o biodiesel como fontes de energia limpa no país com o intuito de passar uma mensagem positiva aos produtores do setor, especialmente na região Centro-Oeste.