O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou, nesta quinta-feira (15), acerca da vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela. O mandatário brasileiro disse que “não quer se comportar de forma apaixonada ou precipitada” sobre resultados do pleito presidencial no país vizinho.
Lula ainda acrescentou que Nicolás Maduro está devendo uma explicação para o Brasil e para o mundo.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, órgão responsável pela apuração, proclamou, em 29 de julho, a vitória de Nicolás Maduro no pleito do país, realizado no dia anterior.
Lula e Maduro: as relações políticas
Ainda de acordo com o presidente, a relação com a Venezuela “ficou deteriorada”, porque a situação política do país “está ficando deteriorada”.
“Não é fácil e não é bom que um presidente da República de um país fique dando palpite sobre a política de um presidente de outro país. Eu mantenho relações com a Venezuela desde quando tomei posse em 2002, tive muita relação com o [Hugo] Chavéz […]. E essa relação ficou deteriorada porque a situação política lá está ficando deteriorada na Venezuela”, explicou Lula.
O presidente prosseguiu em seu raciocínio. “Conversei com o Maduro antes das eleições, agora não conversei, mas dizendo para o Maduro que a transparência e a legitimidade do resultado é o que iria permitir que a gente continuasse brigando para que fossem suspensas as sanções contra a Venezuela”, disse.
O mandatário brasileiro reforçou a importância de apresentação das atas com o resultado das eleições. Segundo Lula, o governo brasileiro quer que o Conselho Nacional Eleitoral diga publicamente quem ganhou as eleições.
Questionado se reconhece Maduro como presidente eleito, Lula informou que “ainda não”. Segundo Lula, Maduro “sabe que ele está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”.
El presidente de Brasil, Lula da Silva, sugirió un “gobierno de coalición o nuevas elecciones” en Venezuela y aseguró que Maduro “le debe una explicación al mundo sobre los resultado electorales” https://t.co/CXyaotiWqb pic.twitter.com/BP96aNT4NO
— NTN24 (@NTN24) August 15, 2024