diplomacia

Milei virá ao Brasil, mas não se encontrará com Lula

Presidente virá para Conferência de Ação Política Conservadora, onde pode se reunir com Jair Bolsonaro, um dos palestrantes

milei
Milei cancela presença na Cúpula do Mercosul, mas virá ao Brasil para conferência onde Bolsonaro é um dos apresentadores – Créditos: Reprodução/Perfil

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou que não participará mais da Cúpula do Mercosul. O evento está marcado para a próxima segunda-feira (8) em Assunção, no Paraguai. A desistência abriu espaço para a presença do político na Conferência de Ação Política Conservadora, a ser realizada em Camboriú (SC). Jair Bolsonaro será um dos palestrantes.

Publicidade

A informação veio de integrantes da Casa Rosada durante uma coletiva de imprensa. O porta-voz da presidência, Manuel Adorni, confirmou que ele estará no Brasil no próximo sábado (6) para “um evento“. Ainda por cima, não descartou a possibilidade dele se encontrar com Bolsonaro.

“Não vamos nos encontrar com Lula e ainda não está confirmado se [Milei] vai ou não se encontrar com Bolsonaro no contexto desse evento”.

De acordo com a CNN, o encontro entre os conservadores deve acontecer. Fontes da Casa Rosada ouvidas pelo jornal informam que ele pratica uma “diplomacia não tradicional”, mas minimizam o impacto da atitude sobre a relação entre Argentina e Brasil.

Milei era presença confirmada na Cúpula do Mercosul até semana passada. A Presidência argentina afirma que o cancelamento se deu em decorrência de uma agenda sobrecarregada.

Publicidade

Em 9 de julho, a Argentina comemora o dia da sua independência. O país terá uma cerimônia com governadores em Tucumán. Já na Cúpula do bloco, será representada pela chanceler Diana Mondino.

Milei X Lula

Na última semana, Lula afirmou que Milei deveria pedir desculpas a ele e ao Brasil por falar “muita besteira”. O argentino, por sua vez, respondeu que o presidente brasileiro pode ser chamado de corrupto porque já foi preso.

O porta-voz Manuel Adorni afirma que a decisão de Milei cancelar sua ida à Cúpula não está relacionada com o desentendimento. “O presidente jamais deixaria de ter uma atividade por coisas que disse. Isso não vai acontecer nem agora com o tema Lula, nem em nenhuma outra circunstância”, explicou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.