desaparecido

Ministro chinês que sumiu por um mês é demitido; entenda o caso

Na última semana, Qin Gang deveria ter se encontrado em Pequim com John Kerry, emissário estadunidense para o Clima, mas faltou à reunião sem aviso prévio

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, foi demitido hoje (25). O parlamentar passou um mês sem aparecer em público.
Qin Gang ocupava o cargo desde dezembro de 2022. (Crédito: Lintao Zhang/Getty Images)

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, foi demitido hoje (25). O parlamentar, que ocupava o cargo desde dezembro de 2022, passou um mês sem aparecer em público. Ela vai ser substituído por Wang Yi, seu antecessor.

Publicidade

De acordo com o portal g1, o ministério chinês não fez comentários sobre a mudança na ocupação do cargo. O ocorrido motivou especulações respeito da vida pessoal do chanceler demitido e de rivalidades políticas da elite do Partido Comunista do país. Na última semana, Qin Gang deveria ter se encontrado em Pequim com John Kerry, emissário estadunidense para o Clima, mas faltou à reunião sem aviso prévio.

O governo da China passou dias sem se pronunciar sobre o paradeiro do ex-ministro. Ele foi visto pela última vez em 25 de junho, quando se reuniu com o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Andrey Rudenko, na capital chinesa. A princípio, as autoridades locais citaram “razões de saúde” para explicar a ausência. A justificativa, contudo, não aplacou os rumores de que ele estaria sendo investigado por um “suposto caso com uma apresentadora de TV“.

O recém-nomeado Wang Yi já tinha sido ministro das Relações Exteriores entre 2013 e 2022 e servia como o principal diplomata da China no comando do escritório de relações exteriores do Partido Comunista.

Leia também:

Publicidade

China escava mais um “buraco para o inferno”

Governo dos EUA rebate China: “balão chinês é de espionagem”

Comitiva do agronegócio brasileira leva diversidade à China

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.