A invasão da Ucrânia pela Rússia causará uma escassez global de trigo por pelo menos três temporadas. Com isso, os preços se elevariam para níveis recordes, segundo o ministro da Agricultura da Ucrânia.
Após a invasão, o país teve suas rotas marítimas de exportação bloqueadas pela Rússia e enfrenta diversos problemas, desde campos de trigo minados até falta de espaço para armazenamento de grãos. “A Ucrânia ficará fora do mercado por um longo tempo”, previu o ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, em entrevista.
“Agora estamos falando de três colheitas de trigo ao mesmo tempo: não podemos retirar a safra do ano passado, não podemos colher e retirar a atual e não queremos semear a próxima”, disse o ministro.
De acordo com a CNN, a Ucrânia tradicionalmente cultiva trigo no inverno, que os agricultores começam a semear a partir do final do verão. Entretanto, os produtores este ano repensam em semear a safra, devido a dificuldade das exportações.
“Minha opinião é que a queda na área de trigo de inverno (para a safra 2023) no território sob nosso controle pode ser um percentual significativo”, disse Mykola Solskyi. A Ucrânia semeou um total de 6,5 milhões de hectares de trigo de inverno para sua safra de 2022, mas apenas 5 milhões de hectares poderiam ser colhidos por agricultores em território controlado pelo governo.
Importação de trigo 🌾
Gráfico mostra os países mais dependentes das importações de trigo da Rússia e da Ucrânia. pic.twitter.com/gtJHr14WHp
— Thaïs Garcia – First, do no harm (@ThaisConexao) June 8, 2022