Agricultura

Ministro diz que guerra pode privar mundo de três colheitas de trigo na Ucrânia

Após a invasão, o país teve suas rotas marítimas de exportação bloqueadas pela Rússia e enfrenta diversos problemas, desde campos de trigo minados até falta de espaço para armazenamento de grãos.

ministro-diz-que-guerra-pode-privar-mundo-de-tres-colheitas-de-trigo-na-ucrania
Trigo (Créditos: Roger Anis/Getty Images)

A invasão da Ucrânia pela Rússia causará uma escassez global de trigo por pelo menos três temporadas. Com isso, os preços se elevariam para níveis recordes, segundo o ministro da Agricultura da Ucrânia.

Publicidade

Após a invasão, o país teve suas rotas marítimas de exportação bloqueadas pela Rússia e enfrenta diversos problemas, desde campos de trigo minados até falta de espaço para armazenamento de grãos. “A Ucrânia ficará fora do mercado por um longo tempo”, previu o ministro da Agricultura, Mykola Solskyi, em entrevista.

“Agora estamos falando de três colheitas de trigo ao mesmo tempo: não podemos retirar a safra do ano passado, não podemos colher e retirar a atual e não queremos semear a próxima”, disse o ministro.

De acordo com a CNN, a Ucrânia tradicionalmente cultiva trigo no inverno, que os agricultores começam a semear a partir do final do verão. Entretanto, os produtores este ano repensam em semear a safra, devido a dificuldade das exportações.

“Minha opinião é que a queda na área de trigo de inverno (para a safra 2023) no território sob nosso controle pode ser um percentual significativo”, disse Mykola Solskyi. A Ucrânia semeou um total de 6,5 milhões de hectares de trigo de inverno para sua safra de 2022, mas apenas 5 milhões de hectares poderiam ser colhidos por agricultores em território controlado pelo governo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.