debaixo d'água

Moradores são resgatados na região alagada após explosão de represa na Ucrânia

Mais de 600 km² continuam debaixo d’água, quase 70% dos alagamentos estão na margem esquerda do rio Dnipro

represa-Ucrânia
(Crédito: Reprodução/TV)

Na Ucrânia, centenas de moradores foram resgatados da região alagada pela explosão de uma represa. O incidente aumentou ainda a tensão entre russos e ucranianos.

Publicidade

Mais de 600 quilômetros quadrados continuam debaixo d’água, informou o governador da região ucraniana de Kherson. Quase 70% dos alagamentos estão na margem esquerda do rio Dnipro, ocupada ilegalmente pelas tropas russas.

Na manhã desta quinta-feira (8), a água atingia uma altura média de 5,5 metros. Com a ajuda de um bote inflável, um grupo de voluntários já resgatou dezenas de gatos e cachorros.

O presidente Volodymyr Zelensky visitou a região nesta quinta e debateu os planos de resgate com as autoridades locais. Segundo ele, retirar os moradores e normalizar o abastecimento de água são as duas principais prioridades do governo.

Do outro lado do conflito, um porta-voz do governo russo declarou que o presidente está monitorando a situação em Kherson, mas que não há planos de visita. Vladimir Putin continua dizendo que a barragem foi alvo de sabotagem do exército da Ucrânia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.