
A Argentina tem um novo ministro da Economia: Tomou posse na quarta-feira Sergio Massa. No discurso, disse que buscará equilíbrio fiscal, superávit comercial, fortalecimento das reservas e desenvolvimento econômico com inclusão.
De acordo com o site Uol, a medida mais concreta é uma redução nos subsídios nas tarifas de energia que vai implicar em aumento nas contas de luz em todos os domicílios que consumirem mais de 400 kWh por mês.
Ao lançar o plano de trabalho, Massa disse ainda que se reuniu com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para garantir a continuação dos desembolsos planejados para a Argentina, que tem um programa de cerca de 44 bilhões de dólares com o fundo.
EN VIVO | El presidente Alberto Fernández (@alferdez) le toma juramento al ministro de Economía, Sergio Massa (@SergioMassa). https://t.co/SE63bd0TXe
— Casa Rosada (@CasaRosada) August 3, 2022
Ao falar com jornalistas, Massa pediu que todos os setores se unam e trabalhem para resolver “a dupla face da Argentina, que cresce 6% ao ano e gera emprego, mas que tem uma enorme falta de confiança em sua moeda, desordem nos gastos, lacunas no investimento público e uma enorme injustiça na distribuição de renda”. Ele lembrou ainda que “Temos que enfrentar a inflação com determinação porque é a maior fábrica de pobreza”.