O partido conservador do Reino Unido já tem uma data para quando irá anunciar quem será o novo primeiro-ministro do país e o sucessor de Boris Johnson. Evento deverá ocorrer no dia 5 de setembro, após encerramento das votações do partido conservador. Agenda do processo já está disponível, confira as etapas.
Em breve, no período entre 13 e 21 de julho, os deputados do partido conservador estarão votando para escolher os dois finalistas a ocupar o cargo de novo primeiro-ministro do Reino Unido. Os candidatos para essa votação serão anunciados nesta terça-feira (12), só poderão se candidatar aqueles que tiverem o apoio de pelo menos 20 deputados. Os Após essa etapa, o parlamento entrará em recesso.
Atualmente, Rishi Sunak, ex-ministro das finanças que renunciou durante o governo de Johnson, lidera nessa primeira votação para finalista.
If I become Prime Minister I will protect women’s rights and ensure women and girls enjoy the same freedom most males take for granted in feeling safe from assault and abuse.
Read more below #Ready4Rishi https://t.co/3cXn1rFhca👇
https://t.co/h7mlKHV97M— Ready For Rishi (@RishiSunak) July 10, 2022
O recesso durará até 5 de setembro, neste meio tempo os membros do partido conservador de todo o país votarão em um dos dois finalistas escolhidos ao fim da etapa anterior. Estima-se aproximadamente 180 mil votantes nessa ocasião. Os votos serão enviados pelos correios.
Por fim, no próprio dia 5 de setembro será anunciado o novo líder do partido conservador e novo primeiro-ministro do Reino Unido.
Boris Johnson continuará ocupando sua posição atual, apesar da renúncia, até que seu sucessor seja anunciado.