contornos políticos

O que está em jogo nas eleições presidenciais na Argentina? Saiba mais

A era da política argentina em que a polarização marcada por uma disputa entre candidatos ligados à família Kirchner e seus adversários termina nesta eleição

eleições-argentina
Bandeira da Argentina (Crédito: Banco de imagens/Pexels)

A eleição na Argentina deste domingo (22) tem muitos aspectos em jogo, que devem ser analisados. Primeiro, pode significar um novo momento do País, com uma reconfiguração das principais forças políticas da Argentina. A polarização que existe em torno da família Kirchner pode chegar ao fim.

Publicidade

O que está em jogo na Argentina? Entenda

Vale ressaltar que, desde 2003, a política argentina é dividida entre apoiadores e adversários de uma vertente de esquerda do peronismo (ou seja, herdeiros políticos de Juan Domingo Perón, que foi presidente da Argentina três vezes durante o século 20).

Em 2003, o país elegeu o esquerdista Nestor Kirchner. A mulher dele, Cristina, venceu as duas eleições seguintes. Nos últimos 20 anos, o kirchnerismo é considerado a corrente dominante do peronismo.

São cinco candidatos disputando a Casa Rosada: Sergio Massa (Unión por la Patria), Javier Milei (La Libertad Avanza), Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda).

Em agosto, aconteceram as primárias, etapa que é obrigatória para todas as coligações. Um dos objetivos dessa votação é tirar do pleito os candidatos nanicos e manter só os que realmente têm chances. O resultado deste ano foi quase um empate triplo:

Publicidade
  • Javier Milei em primeiro, com 29,86%;
  • A coligação de Patricia Bullrich em segundo com 28%;
  • A frente política de Sergio Massa em terceiro com 27,27%;

Além da disputa à Presidência, grande parte das cadeiras das Câmaras de Deputados e Senadores também será renovada. Os eleitores ainda vão às urnas para eleger governadores em 21 das 23 províncias, assim como o chefe de governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

Na reta final, os três principais candidatos postaram vídeos com mensagens aos eleitores. Confira:

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Javier Milei (@javiermilei)

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.