turnê

O que se sabe sobre a viagem de Javier Milei para Israel e Itália?

O chefe do Executivo argentino terá reuniões com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e, por fim, se encontrará com o Papa Francisco

O presidente da Argentina, Javier Milei, iniciará nesta segunda-feira (5) uma turnê internacional de uma semana por Israel, Itália e o Vaticano. Milei terá reuniões com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e, por fim, se encontrará com o Papa Francisco.
Milei embarcará em sua primeira série de viagens diplomáticas – Créditos: Perfil.com

O presidente da Argentina, Javier Milei, iniciará nesta segunda-feira (5) uma turnê internacional de uma semana por Israel, Itália e o Vaticano. Milei terá reuniões com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e, por fim, se encontrará com o Papa Francisco.

Publicidade

Após retornar de Mar del Plata, onde passou o final de semana para celebrar o aniversário de sua parceira, Fátima Flórez, Milei está finalizando os detalhes de sua primeira turnê.

Enquanto a Lei Omnibus, já aprovada em geral na Câmara dos Deputados, tramita pelo Congresso e Senado, que analisam cada item, o líder libertário deu instruções claras a seus assessores: “Que tudo seja aprovado o mais rápido possível”.

Milei viajará para Israel, Itália e o Vaticano

O Presidente partirá do Aeroporto Internacional de Ezeiza com destino a Tel Aviv. Com ele, uma comitiva composta por sua irmã e Secretária Geral da Presidência, Karina Milei; a chanceler Diana Mondino; e o rabino Axel Wahnish, designado embaixador em Israel.

Javier Milei pretende transferir a sede diplomática de Tel Aviv para Jerusalém

Milei planeja mudar a embaixada argentina para Jerusalém. Além disso, participará de um ato tradicional que envolve o plantio de uma árvore no Bosque das Nações, uma tradição realizada por líderes que visitam o Estado judaico.

Publicidade

Este será o primeiro ato desse tipo desde o ataque do Hamas em 7 de outubro passado. A reunião com o líder israelense também é uma maneira de consolidar uma aliança política e expressar apoio no conflito contra os terroristas.

Em 4 de dezembro passado, antes de assumir a Presidência, Netanyahu ligou para Milei e estendeu a ele um convite formal para visitar Israel. Durante a conversa, Netanyahu agradeceu a Milei por “sua intenção de transferir a embaixada argentina para Jerusalém” e também o parabenizou por sua vitória eleitoral.

Em novembro, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, também parabenizou o presidente e o convidou a “fortalecer as relações” entre os países. Uma das promessas do líder libertário durante sua campanha eleitoral foi a inauguração da embaixada em Jerusalém.

Publicidade

Caso confirme a transferência, a Argentina se juntará a um pequeno grupo de países que já têm sua principal representação diplomática em Jerusalém, apesar das reivindicações históricas pendentes dos palestinos.

Viagem à Itália e o encontro com o Papa

Após cinco dias no Oriente Médio, Milei irá para a Itália se encontrar com a primeira-ministra Meloni no Palazzo Chigi, sede do Executivo, em Roma. A reunião foi confirmada pelo porta-voz presidencial em 16 de janeiro passado.

Posteriormente, no dia 11, ele participará da missa de canonização na Basílica de São Pedro da beata María Antonia Paz de Figueroa, “Mama Antula”. Com isso, María Antonia se tornará a primeira santa argentina.

Publicidade

No dia seguinte, Milei encerrará sua turnê com uma audiência privada com o Papa Francisco, onde buscará recompor as relações após declarações durante a campanha.

No mês passado, Francisco adiantou que está considerando viajar para a Argentina “na segunda parte do ano” e expressou preocupação com o país porque “as pessoas estão sofrendo muito”.

Se concretizada, será a primeira vez desde sua entronização como o Papa, em março de 2013, que Jorge Mario Bergoglio voltará à Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.