"Catracaço"

Organizações estudantis protestam contra o aumento da passagem do transporte em Buenos Aires

Em diferentes estações, como Once e La Plata, foram observadas milhares de pessoas aderindo à reivindicação

Organizações estudantis e culturais da cidade de Buenos Aires convocaram um "molinetazo" (catracaço) para esta sexta-feira, 1º de março, às 17h30, como medida de protesto contra o aumento da tarifa do transporte público.
Estudantes pulam catracas do metrô, em Buenos Aires – Créditos: Notícias Argentinas

Organizações estudantis e culturais da cidade de Buenos Aires convocaram um “molinetazo” (catracaço) para esta sexta-feira, 1º de março, às 17h30, como medida de protesto contra o aumento da tarifa do transporte público. Em diferentes estações, como Once e La Plata, foram observadas milhares de pessoas aderindo à reivindicação.

Publicidade

Os organizadores propõem pular as catracas das estações de Once, Constitución, Retiro e outros pontos. Essa prática de evitar pagar a tarifa começou a ocorrer com mais frequência desde o último aumento no valor do transporte.

A ação coletiva foi promovida pelo espaço “Unidos por la Cultura”, juntamente com as assembleias de bairro da Área Metropolitana de Buenos Aires e centros estudantis de diferentes faculdades da Universidade de Buenos Aires (UBA), como Farmácia e Bioquímica, Ciências Veterinárias e Filosofia e Letras, a Universidade Nacional de Artes e o Centro de Artes Visuais e Artes do Movimento.

A esta convocação se juntaram institutos de ensino técnico e formação de professores, como o Joaquín V. González e o Alicia Moreau de Justo.

Com alguns vídeos nas redes sociais, os organizadores convocam a não pagar a tarifa de forma sincronizada a partir das 17h30. Os metrôs, de acordo com o que foi estabelecido pelo governo da cidade de Buenos Aires, aumentarão de $ 125 atuais para $ 574 a partir de abril, $ 667 a partir de maio e $ 757 a partir de junho. Aqueles que não tiverem seu cartão SUBE registrado e nominado passarão a pagar a tarifa técnica de $ 859 sem subsídio a partir de abril.

Publicidade

Publicidade

Leia a matéria completa (em espanhol) aqui.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.