A manhã desta sexta-feira (17) foi marcante no Parlamento do Taiwan. Uma sessão de votação sobre um projeto de lei desfavorável ao governo atual terminou em uma briga generalizada depois que um deputado tentou fugir com o documento da proposta. O incidente aconteceu na capital da ilha, Taipé.
Imagens oficiais mostram o momento em que os legisladores cercam o orador. Alguns políticos pularam nas mesas e tentaram puxar seus colegas em direção ao chão.
O tema da votação era uma reforma legislativa de autoria da oposição, o partido Kuomintang (KMT). A proposta daria ao Parlamento mais poder de decisão sobre o governo, e criminaliza deputados que darem declarações falsas.
O cenário político no Taiwan mudou recentemente. O atual presidente, Lai Ching-te, ganhou as eleições em janeiro e dá continuação ao legado do Partido Democrático Progressista (PDP). Entretanto, ele assumiu o mandato sem maioria no Parlamento.
Na assembleia, a oposição tem mais assentos que o partido do presidente. Porém, como ela não é forte o suficiente para formar maioria sozinha, tem se aliado ao Partido Popular de Taiwan para impulsionar seus interesses.
A briga desta sexta-feira acabou com um parlamentar hospitalizado. Ele caiu de cabeça no chão do plenário, e precisou chamar uma ambulância. Depois de um intervalo, retomaram a sessão com a leitura dos projetos. Veja o vídeo abaixo: