O governo da Polônia encerrou depois de 30 anos um acordo de fornecimento de gás e infraestrutura, segundo um anúncio feito nesta segunda-feira (23), pela ministra do Clima do país, Anna Moskwa. Em uma publicação no Twitter, a ministra disse que a Polônia denunciou o acordo de gás.
“A Polônia denuncia o acordo intergovernamental de gás de 1993 sobre o (gasoduto) Yamal. A agressão da Rússia contra a Ucrânia confirmou a correção da determinação do governo polonês em direção à completa independência do gás russo.”
Polska wypowiada międzyrządowe porozumienie gazowe z 1993 r. ws. Jamału. Agresja Rosji na Ukrainę potwierdziła trafność determinacji polskiego rządu w kierunku całkowitego uniezależnienia się od rosyjskiego gazu. Zawsze wiedzieliśmy, że Gazprom nie jest wiarygodnym partnerem.
— Anna Moskwa (@moskwa_anna) May 23, 2022
Moskwa também escreveu que eles sempre souberam que a Gazprom não é um parceiro confiável. O acordo entre os países incluía o fornecimento de gás através do gasoduto Yamal e a construção e manutenção de infraestruturas relacionadas com o trânsito de gás através da Polónia, de acordo com informações da CNN.
Desde o final de abril, a Polônia e a a Bulgária tiveram o gás cortado porque não fizeram pagamentos na moeda russa, uma medida estabelecida e vista na época como chantagem de Moscou.
Visita a Kiev
O presidente Andrzej Duda, compartilhou que visitou Kiev e que está unido ao país.
Visita do presidente @AndrzejDuda em Kiev.
Obrigado pela recepção tão calorosa!
Juntos, a Polônia e a Ucrânia, temos um grande futuro! 🇵🇱🇺🇦✌🏼 https://t.co/CqM0GBchra— PLnoBrasil (@PLnoBrasil) May 23, 2022
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.