O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo argentino. Essa foi a primeira visita internacional da autoridade brasileira após a posse, em janeiro deste ano.
No entanto, as figuras que roubaram a cena foram as primeiras-damas Rosângela Silva (Janja), que é socióloga, e Fabiola Yáñez, atriz e jornalista. As duas esbanjaram simpatia e estilo no encontro.
Janja foi destaque pela sua personalidade descontraída e alegre, além de sua militância. Ela foi uma peça fundamental na campanha que o levou à presidência pela terceira vez. Rosângela prometeu dar um novo significado ao papel que passou a desempenhar este ano. Em uma entrevista recente, Lula disse que a esposa é dona do “próprio pensamento” e teria “a liberdade de pensar o que quiser fazer” como primeira-dama.
ACORDO ECONÔMICO
Durante a reunião, os líderes assinaram um acordo estratégico para o futuro da relação bilateral entre os países. Ambos os presidentes concordaram em desenvolver instrumentos para aumentar e facilitar o comércio desimpedido através de uma moeda comum, que serviria, entre outras coisas, para aumentar o comércio regional e reduzir a dependência do dólar americano.
“Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros como comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, defendem.
O Brasil sugere chamar o possível novo capital de “sur” (sul). Posteriormente, outros países da região serão convidados a integrarem o projeto.
O movimento poderá eventualmente criar o segundo maior bloco econômico com uma divisa do tipo do mundo, sendo o primeiro a União Europeia.
🗣️ Moeda comum é solução errada para um problema real, que é concorrência da China e interesse pelo dólar, diz @blogdojosias: “Existe um problema real: o Brasil está perdendo mercado para a China na Argentina e precisa reativar uma parceria comercial que o Bolsonaro desprezou” 👇 pic.twitter.com/jECeCDE3Uv
— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 24, 2023
*Leia a matéria completa em Caras Argentina
Siga a gente no Google Notícias