1 4ª Cúpula

Rússia está pronta para desenvolver cooperação com países dos Brics, diz Putin

O tema deste ano é: “promover a parceria Brics de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”.

Brics se juntará para reunião nesta quinta (23)
Vladimir Putin, presidente da Rússia (Crédito: WPA Pool / Base de fotógrafos)

A 1 4ª Cúpula dos Brics, bloco que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está sendo realizada nesta quinta-feira (23). O governo chinês será o responsável por esta reunião, que irá acontecer de forma virtual. A pauta a ser discutida este ano é: “promover a parceria Brics de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”.

Publicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou da cerimônia de abertura da cúpula. De acordo com o governo brasileiro, a reunião foi divulgada como “uma oportunidade de os países-membros trabalharem para promover o espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha, além de fortalecer a cooperação prática em todos os campos e embarcar em uma nova jornada de parcerias do grupo”.

Bolsonaro celebrou a parceria estratégica entre Brasil e China.

Desde o início da guerra da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não compareceu a nenhum evento com líderes das maiores economias emergentes, no entanto, esta será a primeira vez desde então. O membro sênior do Center for Policy Research, Sushant Singh, diz que estamos falando de algumas economias muito importantes cuja liderança está disposta a ser vista com Putin, mesmo que seja apenas em uma plataforma virtual”. 

As negociações estão em andamento para abrir cadeias de lojas indianas na Rússia”, diz o presidente da Rússia, Putin, para o BRICS”.

Publicidade

Em um vídeo para participantes do Fórum Empresarial dos Brics, que aconteceu nesta quarta-feira (22), Putin comentou que a Rússia está pensando no aumento da presença de carros chineses no mercado russo, bem como a abertura de cadeias de supermercados indianos. “Por sua vez, a presença da Rússia nos países do Brics está crescendo. Houve um aumento notável nas exportações de petróleo russo para a China e a Índia”, disse Putin.

Publicidade

Ainda no evento de quarta (22), Xi Jinping, presidente chinês, disse que o bloco é importante para a cooperação de mercados emergentes e países em desenvolvimento, e que a “cooperação dos Brics entrou em um novo estágio de alta qualidade de desenvolvimento”Após a cúpula dos Brics, o G7 se juntará para uma reunião. Este grupo reúne os países mais ricos e industrializados do mundo, entre eles estão Estados Unidos, Japão e Reino Unido.