GUERRA SEM FIM?

Rússia ataca cidade natal de Zelensky com mísseis e deixa ao menos 6 mortos

Governo da Ucrânia afirma que não havia alvos miliares nas proximidades de Kryvyi Rih; “foi um ataque terrorista”, disse o chefe do conselho de defesa local

Entenda o pedido da Rússia de reunião do Conselho de Segurança da ONU
Rússia decidiu pedir uma reunião do Conselho de Segurança da ONU – Crédito: Canva

Um dia depois de Volodymyr Zelensky afirmar que a guerra estava “voltando à Rússia” após tentativa de ataque de drones a Moscou, o Kremlin lançou um ataque aéreo contra a cidade natal do presidente ucraniano, Kryvyi Rih, na tarde desta segunda-feira (31). Veja o vídeo abaixo.

Publicidade

Ao menos seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 5 anos; dezenas de outros civis ficaram feridos quando um par de mísseis balísticos atingiu um prédio escolar e uma torre residencial na cidade localizada na região central da Ucrânia.

Publicidade

Moradores disseram que não houve sirenes de ataque aéreo antes dos mísseis atingirem e destruírem partes significativas de dois prédios. Alguns disseram que tiveram pouco tempo para procurar cobertura.

Zelensky disse que mais de 350 pessoas estiveram envolvidas na operação de resgate. O pessoal dos serviços de emergência ainda procurava sobreviventes sob os escombros na tarde de segunda-feira (31).

“Desta vez, não tivemos tempo de nos orientar”, disse Natalia Balaba, moradora de Kryvyi Rih. “Meu marido estava no corredor, foi derrubado pela onda.” A mulher disse também que todas as janelas de seu apartamento foram quebradas e os estragos estavam por toda parte. “Ficamos muito assustados, em grande choque”, disse ela.

Publicidade

Autoridades ucranianas disseram que não havia alvos militares nas proximidades. O chefe do conselho de defesa local, Oleksandr Vilkul, chamou o bombardeio de “ataque terrorista”. A Rússia já havia realizado um ataque semelhante à cidade em junho, matando 11 pessoas.

O Ministério da Defesa da Rússia não comentou a situação em Kryvyi Rih. Moscou negou ter alvejado a infraestrutura civil, apesar das evidências provando o contrário.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.