Um dia depois de Volodymyr Zelensky afirmar que a guerra estava “voltando à Rússia” após tentativa de ataque de drones a Moscou, o Kremlin lançou um ataque aéreo contra a cidade natal do presidente ucraniano, Kryvyi Rih, na tarde desta segunda-feira (31). Veja o vídeo abaixo.
Rescue operation continues in Kryvyi Rih on the site of Russian missiles’ hits. Preliminary, two ballistic missiles. Floors four through nine of the residential building have been completely destroyed. The work is difficult – parts of the building’s structure were falling down.… pic.twitter.com/Xa7AzkFoH4
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 31, 2023
Ao menos seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 5 anos; dezenas de outros civis ficaram feridos quando um par de mísseis balísticos atingiu um prédio escolar e uma torre residencial na cidade localizada na região central da Ucrânia.
Moradores disseram que não houve sirenes de ataque aéreo antes dos mísseis atingirem e destruírem partes significativas de dois prédios. Alguns disseram que tiveram pouco tempo para procurar cobertura.
Zelensky disse que mais de 350 pessoas estiveram envolvidas na operação de resgate. O pessoal dos serviços de emergência ainda procurava sobreviventes sob os escombros na tarde de segunda-feira (31).
“Desta vez, não tivemos tempo de nos orientar”, disse Natalia Balaba, moradora de Kryvyi Rih. “Meu marido estava no corredor, foi derrubado pela onda.” A mulher disse também que todas as janelas de seu apartamento foram quebradas e os estragos estavam por toda parte. “Ficamos muito assustados, em grande choque”, disse ela.
Autoridades ucranianas disseram que não havia alvos militares nas proximidades. O chefe do conselho de defesa local, Oleksandr Vilkul, chamou o bombardeio de “ataque terrorista”. A Rússia já havia realizado um ataque semelhante à cidade em junho, matando 11 pessoas.
O Ministério da Defesa da Rússia não comentou a situação em Kryvyi Rih. Moscou negou ter alvejado a infraestrutura civil, apesar das evidências provando o contrário.