A Rússia afirmou nesta segunda-feira (25) que investigará a causa de um grande incêndio em depósito de petróleo, nas primeiras horas da manhã. A instalação fica na cidade de Bryansk, a 154 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
O Ministério de Situações de Emergência da Rússia disse que ninguém ficou ferido no acidente. As autoridades comunicaram que o incêndio iniciou por volta das 02h, no horário de Moscou (20h, horário de Brasília). O Ministério da Energia da Rússia disse que não havia ameaça ao fornecimento de diesel e gasolina na região.
Especulações não confirmadas circulam nas mídias sociais de que o incêndio foi resultado de um ataque com mísseis ucranianos, segundo a CNN. Na semana passada, autoridades russas disseram que helicópteros da Ucrânia atingiram prédios residenciais e feriram sete pessoas na região de Bryansk.
Fortes explosões atingiram a cidade de Bryansk, na Rússia, na madrugada de segunda (25). A mídia estatal russa fala em incêndio em um poço de petróleo. Mas fontes em Moscou falam em um ataque da Ucrânia. Mísseis teriam ultrapassado a fronteira e atingido regiões estratégicas. pic.twitter.com/shFgLsPLTP
— Renato Souza (@reporterenato) April 25, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.