ataque mais mortal do ano

Rússia lança míssil e mata 51 pessoas no sul da Ucrânia

Os pontos atingidos foram um mercado e um café, durante horário de pico

Um míssil lançado pela Rússia nesta quinta-feira (5) atingiu uma vila na região de Kharkiv, no sul da Ucrânia, e matou pelo menos 51 pessoas.
(Crédito: Reprodução/Pexels)

Um míssil lançado pela Rússia nesta quinta-feira (5) atingiu uma vila na região de Kharkiv, no sul da Ucrânia, e matou pelo menos 51 pessoas, segundo autoridades. Uma das vítimas era um menino de seis anos de idade. Este tornou-se o ataque mais mortal do país em meio à guerra no ano.

Publicidade

Os pontos atingidos foram um mercado e um café, durante horário de pico, de acordo com o governador da região, Oleh Synehubov. Outros ataques também foram realizados durante a noite: na cidade de Kherson, também no sul do país, pelo menos duas pessoas morreram em um bombardeio.

A Rússia mantém seu foco nessa região uma vez que os portos ucranianos do Mar Negro e dos rios estão concentrados no sul. Segundo militares da Ucrânia, as defesas aéreas abateram 24 dos 29 drones lançados em ataques às regiões de Odessa e Mykolaiv, no sul, e à região central de Kirovohrad. As informações são do portal g1.

A Rússia tem atacado por meios aéreos com frequência desde o início da invasão em fevereiro de 2022, e a Ucrânia lançou uma contraofensiva no sul e no leste que, segundo o governo, está progredindo gradualmente. Embora Moscou negue ter civis como alvo intencionalmente, muitos foram mortos em ataques que atingiram áreas residenciais, além de instalações de energia, defesa, portos, grãos e outras.

Acidente na Rússia

Também hoje (5), o presidente russo Vladimir Putin revelou novas informações sobre a queda do avião do Grupo Wagner, que caiu em agosto e deixou dez mortos. Segundo ele, foram encontrados fragmentos de granada de mão nos corpos das vítimas. O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi um dos mortos no incidente.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.