Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram doentes depois de terem contraído a bactéria E. Coli por sanduíches contaminados do McDonald’s nos Estados Unidos.
A investigação conduzida pelas autoridades de saúde apontou que as cebolas utilizadas eram provenientes de um único fornecedor. Isso levanta a suspeita de que o problema pode estar na produção ou no manuseio inadequado desse ingrediente. Além das cebolas, também foram investigados hambúrgueres de carne, mas essa hipótese foi refutada devido aos rigorosos processos de cozimento que eliminam as bactérias.
O que é a bactéria E. coli?
A Escherichia coli, ou E. coli, é uma bactéria multifacetada presente em diversos ambientes, incluindo água, alimentos e o trato intestinal de humanos e animais. Embora a maioria das cepas de E. coli seja inofensiva, algumas podem causar doenças graves. No contexto do surto atual, a cepa envolvida é a E. coli O157, conhecida por produzir toxinas que provocam sintomas severos.
Essa cepa específica está relacionada a complicações que incluem infecções do trato gastrointestinal, que podem evoluir para quadros mais graves, como insuficiência renal. Os sintomas geralmente aparecem logo após a ingestão de alimentos contaminados e podem incluir diarreia, febre, vômito e desidratação.
Como ocorre a contaminação com E. coli?
A contaminação por E. coli ocorre quando alimentos ou água contaminados são consumidos ou quando há contato com pessoas ou animais portadores da bactéria. Muitas vezes, frutas e vegetais crus, como as cebolas envolvidas neste surto, são fontes de infecção, se não houver cuidado na higienização. Uma vez dentro do organismo, a bactéria rapidamente pode causar sintomas desagradáveis e até perigosos.
Neste caso específico, as suspeitas recaíram sobre as cebolas cruas utilizadas nos lanches Quarteirão, que, ao contrário dos hambúrgueres de carne, não passam por um processo de cozimento que mataria as bactérias.
Sintomas da infecção pela bactéria
Os sintomas da infecção por E. coli podem variar, mas geralmente incluem:
- Febre;
- Vômito;
- Diarreia aquosa ou sanguinolenta;
- Desidratação;
- Tontura
Em casos mais graves, especialmente em crianças e idosos, a infecção pode levar a complicações como lesão renal. Por isso, é fundamental procurar assistência médica ao suspeitar de contaminação.
Leia também: Ultraprocessados ocupam quase 25% da alimentação de crianças brasileiras