astronomia

Telescópio James Webb flagra novas imagens de ‘galáxia fantasma’

A galáxia perfeitamente simétrica está a 32 milhões de anos-luz de distância da Terra.

telescopio-james-webb-flagra-novas-imagens-de-galaxia-fantasma
Composição de dados do Webb e do Hubble mostra a M74 (Créditos: ESA/Divulgação)

O telescópio James Webb capturou novas imagens de uma galáxia curiosa, conhecida como “galáxia fantasma”. O apelido foi dado por causa da dificuldade de observar o sistema com aparelhos profissionais. As fotos foram divulgadas pela ESA, a agência espacial europeia, na manhã desta segunda-feira (29).

Publicidade

Na divulgação, duas novas imagens foram reveladas: uma feita apenas com instrumentos do supertelescópio e uma composição de dados tanto do Webb como do seu “primo mais velho”, o telescópio Hubble, que mostra a galáxia perfeitamente simétrica a 32 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Segundo a ESA, justamente por causa dessas suas características peculiares, como seus braços espirais bem definidos, a galáxia é um alvo favorito para os astrônomos que estudam a origem e a estrutura dessas formações galácticas. 

“A visão nítida do Webb revelou delicados filamentos de gás e poeira nos grandiosos braços espirais da M74, que se estendem para fora do centro da imagem”, afirmou a agência.

A agência explica ainda que, ao combinar dados de telescópios, os cientistas podem obter mais informações e detalhes nunca antes vistos sobre objetos astronômicos, aumentando o poder de observação de até mesmo um supertelescópio como o Webb.

Publicidade

Publicidade