O tsunami que atingiu as ilhas de Tonga, deixou alguns danos no país. Após ser atingida por um tsunami, nesse sábado (15), Tonga ficou com as linhas de internet e de telefone sem funcionamento, deixando assim, parentes preocupados, por não conseguirem se comunicar com familiares e vítimas.
De acordo com a ministra da Nova Zelândia em uma coletiva de imprensa, nesse domingo (16), como as linhas de comunicação não estão funcionando, não foi possível uma conexão com áreas costeiras periféricas, além da capital Nuku’alofa para identificar se há feridos e mortos em Tonga.
O tsunami deixou Tonga sem linhas telefônicas, deixando assim, os 105.000 residentes nas ilhas incomunicáveis. Até o momento o que se sabe é que a rede de comunicação ainda não foi retomada. As ondas de tsunami atingiram as ilhas de Tonga e Samoa Americana nesse sábado (15), após a erupção de um vulcão submarino, que explodiu no Pacífico do Sul.
Na sexta-feira (14), o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital de Tonga, entrou em erupção pela primeira vez e enviou uma nuvem de cinzas e um vapor de gás para o ar provocando o tsunami. Devido o acontecido, outros lugares como, por exemplo, os Estados Unidos recebeu um comunicado para ficarem em alerta.
Fantásticas as imagens capturadas pelos satélites GOES-West e CIRA da erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai, em Tonga, e do tsunami que ela causou.
— Ricardo Amorim (@Ricamconsult) January 17, 2022
A força da Natureza é impressionante.
Via @spacex_spacenews
sxsn pic.twitter.com/1fsZQOGVSn