No Sul do País

Ucrânia diz ter lançado primeira contraofensiva contra a Rússia

A ação acontece após um série de bombardeios estratégicos, que atingiram alvos logísticos russos, como depósitos de munição.

Ucrânia diz ter lançado primeira contraofensiva contra a Rússia
Kiev teme perder apoio de países europeus por conta do inverno e do gás russo (Crédito: Brendan Hoffman/Getty Images)

O governo da Ucrânia, por meio da porta-voz do Comando Militar do Sul do país, Natalia Humeniuk, afirmou que iniciou sua primeira contraofensiva contra a Rússia. A ação busca retomar áreas tomadas pelo exército russo no sul do país.

Publicidade

A apuração jornalística dos fatos ainda não estão completas, porém, durante uma entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (29), a porta-voz Natalia Humeniuk afirmou que “começamos ações ofensivas em várias direções, incluindo na região de Kherson”.

A 1ª ação contraofensiva da Ucrânia acontece após um série de bombardeios estratégicos, que atingiram alvos logísticos russos, como depósitos de munição. Para os bombardeios, o exército ucraniano utilizou artilharias de precisão enviadas pelos Estados Unidos. Pontes que ficavam sobre o rio Dnieper, que ligavam Kherson a outras cidades da região, também foram destruídas.

Enquanto isso, o Kremlin acusa os EUA de interferirem diretamente no conflito. Washington nega, pois enxerga o risco de uma Terceira Guerra Mundial. O inverno na região se aproxima e promete também trazer uma forte crise, já que o conflito reduziu significativamente a quantidade de gás russo para países da Europa, que podem ficar sem aquecimento no inverno.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.