
A Ucrânia celebra nesta quarta-feira (24) sua independência, mesmo dia em que a guerra com a Rússia completa seis meses. Segundo a Reuters, os Estados Unidos devem anunciar hoje um pacote de US$ 3 bilhões à Ucrânia.
No entanto, teme-se que a Rússia faça bombardeios intensos para lembrar que não reconhece a independência da Ucrânia. Além disso, de acordo com a CNN, forças russas podem agir com intensidade por vingança ao atentado contra Darya Dugina, filha de Alexander Dugin, o “guru” de Vladimir Putin.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou em seu discurso de comemoração de independência que sua nação “renasceu” após a invasão russa. “Nós finalmente nos tornamos um povo unido. Uma nova nação nasceu em 24 de fevereiro (dia da invasão da Rússia ao país). Nasceu não, renasceu. Uma nação que não chorou, não gritou ou se amedrontou. Uma nação que não fugiu, que não desistiu. E que não esquecerá”, disse Zelensky.
Além disso, o líder elogiou o país por “permanecer firme”. “Não nos importamos com o exército que vocês têm, só nos importamos com nossa terra. Lutaremos por ela até o fim”, declarou, em recado a Moscou. “Permanecemos firmes há seis meses. É difícil, mas cerramos os punhos e estamos lutando pelo nosso destino”.
A Guerra na Ucrânia completa nesta quarta-feira (24) seis meses, coincidindo com a comemoração de independência do país. O conflito com a Rússia já deixou mais de 5 mil civis mortos #CNNNovoDia pic.twitter.com/DTSJtcYJdW
— CNN Brasil (@CNNBrasil) August 24, 2022