Conflito Rússia x Ucrânia

Ucrânia nega avanço de tropas russas na cidade de Vuhledar

O Ministério da Defesa do Reino Unido relatou que de acordo com o seu setor de inteligência, foi confirmado o ataque da Rússia e o domínio de parte da cidade.

Ucrânia nega avanço de tropas russas na cidade de Vuhledar
(Crédito: Chris McGrath/Getty Images)

Ucrânia nega afirmação do líder pró-Rússia na província de Donetsk, Denis Pushilin, que afirmou nesta terça-feira (31) que as tropas russas avançaram na cidade de Vuhledar, segundo o g1.

Publicidade

O Ministério da Defesa do Reino Unido relatou que de acordo com o seu setor de inteligência, foi confirmado o ataque da Rússia e o domínio de parte da cidade pelo país.

“Existe ainda uma possibilidade realista de que a Rússia continue a obter ganhos locais no setor. No entanto, é improvável que Moscou tenha tropas suficientes não comprometidas na área para alcançar um avanço operacionalmente significativo”, diz o relatório de Londres.

A cidade em questão, Vuhledar, é uma região importante do território. O local é caminho dos trens russos que abastecem as tropas na região sudeste da Ucrânia, de acordo com o g1.

“Última atualização da Inteligência de Defesa sobre a situação na Ucrânia – 31 de janeiro de 2023

Publicidade

Nos últimos três dias, a Rússia provavelmente desenvolveu seus ataques de sondagem nas cidades de Pavlivka e Vuhledar em um ataque mais concentrado.
Os assentamentos ficam 50 km a sudoeste da cidade de Donetsk, e a Rússia usou anteriormente a 155ª Brigada de Infantaria Naval em um ataque malsucedido na mesma área em novembro de 2022.
Elementos do 155º estão novamente envolvidos como parte de uma força do tamanho de uma brigada que provavelmente avançou várias centenas de metros além do pequeno rio Kashlahach, que marcou a linha de frente por vários meses.
Os comandantes russos provavelmente pretendem desenvolver um novo eixo de avanço no Oblast de Donetsk, controlado pela Ucrânia, e desviar as forças ucranianas do fortemente contestado setor de Bakhmut. Há uma possibilidade realista de que a Rússia continue obtendo ganhos locais no setor. No entanto, é improvável que a Rússia tenha tropas suficientes não comprometidas na área para alcançar um avanço operacionalmente significativo.”

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.