O astronauta William Anders, que orbitou a Lua com a missão Apollo 8 em 1968, morreu em um acidente aéreo nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (7). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a queda da aeronave, no estado de Washington, região noroeste do país.
Anders tinha 90 anos e ficou famoso por ser o autor da foto “Earthrise”, que mostra a vista da Terra a partir da Lua. Ele foi o piloto da missão Apollo 8, que foi a primeira a orbitar o satélite natural da Terra, em 1968.
A morte do astronauta foi confirmada pelo filho dele, Greg Anders. “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele”, disse à agência Associated Press.
Segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), o avião de modelo Beechcraft T-34 Mentor caiu na região do arquipélago das Ilhas San Juan. Apenas o astronauta estava a bordo.
Equipes de resgate foram enviadas para a região. A FAA afirmou que as causas do acidente já estão sendo investigadas.
Nasa presta homenagem ao astronauta
Em uma rede social, o administrador da Nasa, Bill Nelson, afirmou que Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta poderia dar.
“Ele viajou até o limiar da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele”, escreveu.
Quem era Willian Anders
Anders nasceu em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong, quando o território estava sob domínio do Reino Unido, e mudou-se para os Estados Unidos ainda criança.
O piloto começou a carreira se graduando em Ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos, em 1955. Já no início dos anos 1960, tornou-se mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea.
We mourn the passing of astronaut Bill Anders, lunar module pilot for Apollo 8, and backup pilot for the Gemini XI and Apollo 11 flights. One of the first three people to travel beyond the reach of our Earth and orbit the Moon, Anders took the legendary Earthrise photo. More on… pic.twitter.com/MDSWo1tbJ2
— NASA (@NASA) June 8, 2024