TROCA DE COMANDO

Zelensky confirma presença na posse de Milei como presidente da Argentina

Será a primeira vez que Zelensky viajará para a América Latina desde que ocorreu a invasão russa

zelensky-posse-milei
(Crédito: Presidência da Ucrânia)

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, confirmou presença na posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, marcada para o próximo domingo (10), em Buenos Aires. A presença de Zelensky tem grande significado, já que a Ucrânia se encontra em meio ao conflito contra a Rússia. Esta é a primeira vez que o líder ucraniano visitará a América Latina desde o início da guerra.

Publicidade

O chefe de Estado ucraniano estava na lista de convidados da tomada de posse do líder do La Libertad Avanza, mas até agora nenhuma declaração tinha sido feita a esse respeito. Nsta quinta-feira (7), quatro dias antes da posse de Milei, o governo ucraniano confirmou a presença de Zelensky através das autoridades da sua embaixada.

Publicidade

Em 22 de novembro, Milei ofereceu a Zelensky por um telefonema a organização de uma cúpula entre a Ucrânia e os países latino-americanos na Argentina. A notícia foi confirmada por Diana Mondino, representante eleita de La Libertad Avanza e futura chanceler de Milei.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi alvo de duras críticas de Milei durante a campanha na Argentina, não vai comparecer ao evento. No lugar dele, irá o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.