Ucrânia x Russia

Zelensky convoca russos a “protestar” contra medida de Putin

Presidente da Ucrânia postou em seu Instagram vídeo em russo pedindo que cidadãos russos protestem.

Zelensky convoca russos a "protestar" contra medida de Putin
(Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, intimou, hoje (22), os russos a protestarem contra a mobilização de reservistas anunciada por Vladimir Putin, presidente da Rússia, ou a se “renderem” às forças de Kiev.

Publicidade

“Cinquenta e cinco mil soldados russos morreram nesta guerra em seis meses (..) Querem mais? Não? Então, protestem! Lutem! Fujam! Ou se rendam ao exército ucraniano”, disse, em russo, em uma mensagem por vídeo no Instagram.

 

Passagens aéreas esgotadas

Após o anúncio de Putin, nesta quarta-feira (21), sobre a assinatura de ordem de mobilização parcial para 300 mil cidadãos reservistas se juntarem às fileiras do Exército no leste e sul da Ucrânia, as passagens de voos diretos para os destinos mais próximos, como Armênia, Geórgia, Azerbaijão e Cazaquistão se esgotaram, informou o site Aviasales. 

Segundo a Jovem Pan, o esgotamento de passagens em diversas rotas aéreas saindo da Rússia acontece em meio ao aumento dos preços das passagens que dispararam. Um voo de Moscou a Vladikavkaz, estava sendo vendida por mais de US$ 750, em comparação com apenas US$ 70 normalmente. 

Publicidade

De acordo com o Google Trends, uma ferramenta de estatística que permite saber a frequência com que uma palavra é digitada no Google, as buscas na Rússia pelos termos “passagens” e “avião” mais que dobraram desde às 6 horas de quarta-feira, no início do discurso gravado de Putin.