
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (2), que a Rússia ocupa atualmente cerca de 20% do território da Ucrânia. O líder realizou um discurso em videoconferência ao Parlamento de Luxemburgo.
“Temos que nos defender contra quase todo o Exército russo. Todas as formações militares russas preparadas para o combate estão envolvidas nesta agressão”, afirmou o presidente, acrescentando que as linhas de frente de batalha se estendem por mais de 1.000 quilômetros, segundo o portal Uol.
Também nesta quinta-feira, Zelensky pediu ao ocidente que aumente o envio de armas à Ucrânia, para levar a guerra contra a Rússia a um “ponto de inflexão”, que permita Kiev vencer o conflito. Ele afirmou que as divisões na Europa criaram oportunidades para a Rússia explorar, e que agradece pela assistência enviada pelo Ocidente ao país até o momento.
Informações sobre a invasão russa
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 1 de Junho#StopRussianAggression #StandWithUkraine#RussiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/E2DmQYNrjU
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) June 1, 2022
Entenda o conflito
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.