
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu nesta terça-feira (23) restaurar o domínio ucraniano sobre a Crimeia, anexada à Rússia.
“Tudo começou com a Crimeia e terminará com a Crimeia”, disse Zelensky em um discurso de abertura da Plataforma da Crimeia, um fórum que busca restaurar a integridade territorial da Ucrânia e acabar com a anexação da Crimeia pela Rússia.
Zelensky disse que representantes de cerca de 60 estados e organizações internacionais participaram da cúpula, incluindo cerca de 40 presidentes e primeiros-ministros, entre eles Boris Johnson, Olaf Scholz e Emmanuel Macron.
Quase todos participaram online, mas o presidente polonês Andrzej Duda compareceu pessoalmente. Ele pediu aos líderes globais que não fechem os olhos ao que descreveu como agressão russa e disse que não poderia haver retorno aos negócios como de costume com Moscou.
“A Crimeia era, continua e será parte da Ucrânia, assim como Gdansk é parte da Polônia, Nice é parte da França, Colônia é parte da Alemanha e Roterdã é parte da Holanda”, disse Duda.
Para o líder ucraniano, a retomada da península ajudaria a restabelecer “a lei e a ordem mundiais”. Zelenskiy disse também que a Rússia transformou a Crimeia em “uma zona de desastre ecológico e um trampolim militar para a agressão”.
🇷🇺🇺🇦 O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que a guerra de seu país contra a Rússia só terminará com a reconquista da Crimeia.
— Mundial News (@MundialNews08) August 23, 2022