Rio de Janeiro prepara festa de Réveillon

O acesso à praia de Copacabana será restrito, no intuito de evitar aglomerações, informou o prefeito Eduardo Paes (PSD)

Rio de Janeiro prepara festa de Réveillon
Serão 16 minutos de fogos e dez balsas posicionadas no mar de Copacabana (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)

Somente Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (Roraima) terão a festa de Réveillon promovida pela prefeitura. Das 26 capitais do país e do Distrito Federal. No Rio, já começaram os preparativos e 25 torres de som estão sendo montadas na praia de Copacabana, um dos dez pontos da queima de fogos.

Publicidade

Não terá palco, porém, o DJ MAM, à distância, vai conduzir as músicas para quem estiver presente. Além das torres de som, estão sendo montados postos médicos e banheiros químicos, assim como a instalação de sonorização e iluminação especial.

Serão 16 minutos de fogos e dez balsas posicionadas no mar de Copacabana.

O acesso à praia de Copacabana será restrito, no intuito de evitar aglomerações, informou o prefeito Eduardo Paes (PSD).

Segundo informações da CNN, a partir das 19h, haverá bloqueio de carros (exceto automóveis de uso pessoal ou táxis com passageiros com comprovante de trabalho, residência ou hospedagem). Já às 20h terá início o bloqueio de transporte público (ônibus e metrô); e às 22h, o bloqueio será total e não será mais possível acessar o bairro com nenhum tipo de veículo – inclusive moradores, trabalhadores e hóspedes.

Publicidade

Haverá queima de fogos em outros nove pontos na cidade, além de Copacabana, segundo a prefeitura, isso é para tentar evitar   “necessidade de grandes deslocamentos por parte da população”.

As apresentações foram realizadas no Flamengo, Barra da Tijuca e Recreio, em Sepetiba, no Piscinão de Ramos, Penha, Ilha do Governador, Madureira e Bangu.

Os quiosques na orla da praia foram autorizados a funcionar pela prefeitura. A única restrição será a utilização de grade / cercados que possam fechar o espaço do público. A Secretaria de Ordem Pública (Seop), é quem vai ficar com a fiscalização, e que atuará com 3.048 agentes  (entre guardas municipais e agentes de órgãos vinculados à secretaria) no Réveillon.

Publicidade

Além da capital, as cidades litorâneas do Rio de Janeiro, as únicas com festa na virada foram Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, destinos turísticos famosos. Enquanto outras 13 vão manter a queima de fogos, como Niterói, na região metropolitana, além de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, que nesta época do ano recebem uma grande quantidade de visitantes.

Outras Capitais

De acordo com informações da CNN, 24 capitais e o Distrito Federal decidiram cancelar as festas de Ano Novo.

Não haverá programação em Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Macapá (AP). Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), São Luís (MA), João Pessoa (PB),Teresina (PI), Palmas (TO), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Belém (PA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Rio Branco (AC).

Publicidade

Já Maceió (AL) e Natal (RN) manterão apenas a queima de fogos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.