Museu de cera de Paris retira estátua de Putin

De acordo com o diretor, a estátua foi atacada por visitantes e teve os cabelos desarrumados.

Estátua de Putin é retirada de Museu
Vladimir Putin (Crédito: Laurence Griffiths/ Getty Images)

O museu de cera de Paris, o Grévin, decidiu retirar a estátua de cera do presidente russo Vladimir Putin em meio à guerra com a Ucrânia. Criada em 2000 , a obra foi parcialmente desmontada e levada para um depósito do museu, segundo informações da agência Reuters. 

Publicidade

O diretor do museu, Yves Delhommeau, justificou a decisão à rádio France Bleu dizendo que “hoje não é mais possível apresentar um personagem como Putin e que pela primeira vez na história do museu estão retirando uma estátua por causa de eventos históricos em andamento”.

De acordo com o diretor, a estátua foi atacada por visitantes e teve os cabelos desarrumados. Para não ficar consertando o penteado da figura a todo momento, o museu preferiu remover a obra. 

O museu estaria considerando substituir a estátua de Putin por uma do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “Ele se tornou um herói por ter resistido e por não ter fugido. Ele poderia perfeitamente ocupar um lugar entre os grandes homens da história”, disse o diretor na entrevista à rádio francesa.

Publicidade

Entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia, na noite da última quarta-feira (23). Desde então, tropas dos dois países combatem dentro do território ucraniano. 

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização. 

Publicidade

O presidente russo também alega que a Ucrânia está sob influência estrangeira e que não merece ser um país independente.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.